foto projeto palmear 1Nos próximos domingos, dias 27 de novembro, 4, 11 e 18 de dezembro, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove o curso “Vivências de Tambor de Crioula: do Ritual ao Espetáculo” com Wellington Nascimento e Lorena Lyse. Especialmente neste domingo (27), a oficina acontece das 15h às 17h, com a participação do Tambor de Crioula Filhos do Sol, e nos outros dias das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no CCBJ.

O curso propõe o estudo inicial e a vivência, em grupo, da manifestação cultural popular e tradicional do Tambor de Crioula, trazendo conteúdos históricos, percussivos (toque dos tambores e da matraca), gestuais (dança) e dos cânticos (coro e improviso), numa perspectiva lúdico-socializadora, trabalhando sempre a questão da identidade cultural e afrodescendente.

Para se inscrever, é necessário que o interessado tenha idade a partir de 12 anos, apresente RG, CPF e comprovante de residência e, no caso de menores de idade, Termo de Responsabilidade assinado por representante legal. O CCBJ é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

Prepare voz e mãos, traga sua saia e venha brincar de Tambor de Crioula no Centro Cultural Bom Jardim!

Tambor de Crioula Filhos do Sol

Tambor de Crioula é uma dança afro-descendente da cultura maranhense, praticada em louvor a São Benedito, ou o santo negro, considerado padroeiro dos tocadores e brincantes de manifestações culturais e dos tambores de crioula existentes. Neste contexto, um grupo de amigos(as) reuniu-se para o aprendizado deste folguedo e formou o coletivo Tambor de Crioula Filhos do Sol, batizado há seis anos. Desde então o grupo tem realizado vivências e oficinas com o intuito de divulgar e convidar mais pessoas interessadas na brincadeira, bem como tem feito apresentações em diversos eventos de cultura popular no Estado do Ceará.

:: SERVIÇO
Vivências de Tambor de Crioula: do Ritual ao Espetáculo” com o grupo Tambor de Crioula Filhos do Sol
Quando: Dias 27/11 (das 15h às 17h), 4/12, 11/12, 18/12, (das 14h às 18h)
Onde: Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ (Rua Três Corações, 400, Bom Jardim)
Inscrições: Presenciais no CCBJ, para interessados com idade acima de 12 anos, portando RG, CPF, comprovante de residência e Termo de Responsabilidade assinado (caso seja menor de idade).