Curso “Africanidades: coisas de negro”, ministrado por Niki Braga, pelo Programa de Formadores Locais do CCBJ. Foto Reginaldo Marinho.

Curso “Africanidades: coisas de negro”, ministrado por Niki Braga, pelo Programa de Formadores Locais do CCBJ. Foto Reginaldo Marinho.

No próximo dia 19 de novembro, das 8h às 13h, em meio às atividades da Semana Estadual do Hip Hop e Dia da Consciência Negra, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), em parceria com o Grupo de Dança Afro Arte, promove o Seminário “Africanidade: Coisa de Negro”, na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Senador Osires Pontes, localizado à rua Divina, 150, bairro Canindezinho.

O Seminário pretende debater estratégias de ensino com o intuito de fortalecer e criar um leque de opções didático-pedagógicas relativas à História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras. Ao final, as crianças e adolescentes participantes do Programa de Formadores Locais, no curso “Africanidade: Coisas de Negro”, realizam apresentação cultural.

A proposta do Seminário surgiu como uma finalização do curso “Africanidades: coisas de negro”, ministrado por Niki Braga, pelo Programa de Formadores Locais do CCBJ. As aulas aconteceram na Escola Municipal Democrito Dummar, entre os meses de outubro e novembro de 2016, voltadas para crianças, adolescentes e jovens, tendo como mote central as danças de matriz africana, indígenas e europeias. As trocas de saberes desse processo resultaram em uma apresentação com as danças “Batuque”, “Jongo”, “Carimbó”, “Lundu” e “Ciranda”, que poderá ser conferida ao final do Seminário.

Para participar, os interessados podem se inscrever no próprio sábado (19), na Escola Osires Pontes. Para isso, é necessário apenas que compareçam até o local portando documento de identificação.

O Grupo Afro Arte

Sob coordenação de Regina Diolino, o Grupo Afro Arte surgiu em 2010 a partir da necessidade de manter viva a cultura afro-brasileira no Grande Bom Jardim. O Grupo teve início com a promoção de uma Semana da Consciência Negra em 2010, no bairro Canindezinho, com apresentações culturais de grupos locais e convidados, amigos e voluntários.

Em 2012, teve projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, com o objetivo de fazer com que a população vivenciasse o Jongo, o Afoxé, a Ciranda, o Samba de Roda, entre outras danças, realizando apresentações dentro e fora da comunidade com o espetáculo “Coisas de negra”, produzido por Joaquim Araújo. Em 2015, o Grupo participou da Mostra de Artes do Grande Bom Jardim no Cineteatro São Luiz, a partir de um trabalho realizado no Planalto Vitória.

Agora, o Grupo Afro Arte finaliza o projeto “Africanidades: coisas de negro” aprovado na seleção para o Programa de Formadores Locais do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), onde 25 crianças e adolescentes aprenderam sobre cultura afro-brasileira através da dança com a professora Niki Braga.

Confira a programação completa do Seminário:

8h às 9h – Credenciamento
9h – Acolhimento
Francidélia Chaves (Diretora da Escola Osires Pontes)
Regina Márcia (Coordenadora do Grupo Afro Arte e Proponente do Curso de Formação “Africanidades: Coisa de Negro”)
Ayla Andrade (Coordenadora Pedagógica do CCBJ)
9h10 – Apresentação Cultural
Apresentação do Afoxé Filhos de Oyá – Mãe Taquinha de Oyá
A estudante Gabriela Lobo apresenta texto da escritora “Carolina Maria de Jesus”
9h25 – Painel: “Políticas Públicas de Igualdade Racial” / Educação Afrobrasileira, com a Profa. Dra. Zelma Madeira (CEPPIR / Gabgov)
9h55 – Painel: “Intolerância Religiosa”, com Mãe Taquinha de Oyá
10h10 – Painel: “Raízes Culturais Afrodescendentes”, com o filósofo e arte-educador de teatro e dança, Joaquim Araújo
10h25 – Apresentação Cultural (Profª. Helayne Lima e Vladma Macêdo e alunos do 9º)
10h35 – Painel: “Dívida histórica com os povos africanos”, com o professor historiador Romário Bastos (Escola Osires Pontes)
10h50 – Painel: Capoeira: luta pela libertação da escravidão – Mestre Pequeno (Associação Terreiro de Capoeira do Brasil)
11h05 – Apresentação Cultural das crianças e adolescentes integrantes do Curso de Formação “Africanidades: Coisa De Negro”
12h – Encerramento

Mais informações: Regina Diolino – 85 98888.7737

:: SERVIÇO
Seminário “Africanidade: Coisa de Negro”
Quando: 19 de novembro (sábado), das 8h às 13h
Local: na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Senador Osires Pontes, localizado à rua Divina, 150, bairro Canindezinho