De hoje (7) até domingo (13), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) está repleto de atividades. Com uma programação extensa e totalmente gratuita, a população do Grande Bom Jardim conta com cinema, com uma visita especial na biblioteca, apresentações de música, teatro e dança, com atividades do Cinesolar, do Médicos sem Fronteiras e, ainda, com uma intervenção artística pelo Festival Concreto. O CCBJ é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

FESTIVAL CONCRETO

concretoO Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) recebe de hoje (7) até a próxima quarta (9) o artista Ozi pela 3ª edição do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana. Artista brasileiro reconhecido pelo seu trabalho com o Stêncil, Ozi vai deixar sua marca na parede lateral externa do Teatro Marcus Miranda em um painel de cerca de 40m².

O artista contará com o apoio de dois dos dez jovens selecionados pelo CCBJ e pela Amplitude – Escola de Arte Urbana que participam de Vivências Práticas de Formação acompanhando artistas da Arte Urbana reconhecidos no Brasil e no Mundo durante a programação do Festival Concreto.

BIBLIOTECA

Amanhã (8) e quinta (10), a Biblioteca do CCBJ comemora a Semana do Radialista e promove a Oficina de Práticas e Saberes das Culturas Populares e Urbanas pela programação especial “Maracatucando”, sempre a partir das 9h. Nesta terça, a atividade será a criação de um programa de rádio, “Leituras no Ar”, com a participação da criançada. Na quinta, teremos como convidado especial o poeta e arte-educador Antônio Viana, que facilitará diferentes atividades de socialização, com demonstração de batuques e musicalização.

CINEMA

Cinesolar - Caminhos do Brasil

Cinesolar – Caminhos do Brasil

Na quinta (10), a partir das 14h, a comunidade conta com a programação do Cinesolar. Primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar, o Cinesolar, por meio do projeto “Caminhos do Brasil”, funciona a partir de um furgão equipado com um sistema de captação de energia solar, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento.

A programação terá oficina, sessão de curtas para o público infanto-juvenil, apresentação de “Descoberta Intrigante” com Erick Flor, fechando com a exibição do filme “Colegas”, com classificação de 10 anos.

DANÇA

Mestre Zé Pio

Mestre Zé Pio

Na sexta (11), a partir das 20h, na Praça Central do CCBJ, Mestre Zé Pio comanda a programação cultural do CCBJ com a apresentação de seu Bumba Meu Boi, pela Temporada de Arte Cearense. As brincadeiras com os bichos, burrinha, ema, jaraguá, bodinho e o maravilhoso boi enfeitam a cena com a sua beleza e ludicidade. E claro que não poderia faltar nessa festa o gaiato do Mateus e do Doutor que, com seu jeito moleque nordestino, arranca risos de toda a plateia.

TEATRO

No sábado (12), a partir das 16h, o Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) recebe a XX Mostra de Teatro do Estudante. A Mostra chega a sua 20ª edição em 2016 e tem como proposta dar visibilidade às produções teatrais estudantis e difundir a discussão em torno das artes cênicas e acontecerá no mês de novembro em importantes Teatros de Fortaleza.

MÚSICA

Para fechar o sábado (12), a Praça Central do CCBJ recebe duas apresentações musicais pela Temporada de Arte Cearense. A partir das 18h30, o músico Gustavo Portela apresenta o seu show “Gustavo em Barlavento”, um passeio a pé feito pelo artista pelo litoral norte do Ceará fazendo o caminho inverso de chegada dos primeiros habitantes do nosso estado como um mergulho em nossas origens em busca de algumas verdades pouco conhecidas em nossa história.

Calé Alencar

Calé Alencar

E a partir das 20h, Calé Alencar apresenta seu espetáculo “SambaZilOas” com parte de sua produção musical criada para o ambiente carnavalesco, como forma de dar visibilidade aos temas e ritmos criados no período de 20 anos de atuação ininterrupta, acrescentando obras de compositores cearenses que também se dedicaram a criar peças musicais a partir de variações do samba e das loas de maracatu.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

Conexões

Conexões

No domingo (13), a partir das 17h, a garotada do Grande Bom Jardim conta com diversas atividades do projeto “Conexões” da organização “Médicos sem Fronteiras. De 11 a 20 de novembro, diversas atividades gratuitas estarão espalhadas por Fortaleza, inclusive no Bom Jardim, com o objetivo de conectar as pessoas à ajuda humanitária que a organização realiza em mais de 70 países.

E para encerrar a programação especial do “Médicos sem Fronteiras, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada realiza apresenta seu show “Brincante” na Praça Central do CCBJ a partir das 18h. Fundado em junho de 2008, integrado ao curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC) e interligado ao Núcleo de Música Percussiva da UFC, o grupo vem desenvolvendo atividades voltadas ao ensino e a pesquisa no âmbito percussivo popular.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DE 7 A 9 | SEGUNDA A QUINTA
Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana
Artista brasileiro reconhecido pelo seu trabalho com o Stêncil, Ozi vai deixar sua marca na parede lateral externa do Teatro Marcus Miranda, no CCBJ, em um painel de cerca de 40m²

DIAS 8 E 10 | TERÇA E QUINTA | 9H
[BIBLIOTECA] Semana do Radialista e Oficina de Práticas e Saberes das Culturas Populares e Urbanas
Local: Biblioteca do CCBJ

DIA 10 | QUINTA-FEIRA | 14H
CINESOLAR – PROJETO CAMINHOS DO BRASIL
14h – Oficina CineSolar
18h – Sessão de curtas-metragens para o público infanto-juvenil
18h40 – “Descoberta Intrigante” com Erick Flor
19h – Exibição do filme “Colegas” (Classificação: 10 anos)

DIA 11 | SEXTA | 20H
[SEXTA COM DANÇA] BUMBA MEU BOI DE MESTRE ZÉ PIO
Temporada de Arte Cearense
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central do CCBJ

DIA 12 | SÁBADO

16H
[COMUNIDADE NA PAUTA] XX MOSTRA DE TEATRO DO ESTUDANTE
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Marcus Miranda

18H30
[TODOS OS SONS] GUSTAVO EM BARLAVENTO
Temporada de Arte Cearense
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central do CCBJ

20H
[TODOS OS SONS] SAMBAZILOAS – CALÉ ALENCAR
Temporada de Arte Cearense
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central do CCBJ

DIA 13 | DOMINGO

17H
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MÉDICOS SEM FRONTEIRAS – CONEXÕES
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central do CCBJ

18H
[MÚSICA] BRINCANTE – GRUPO DE MÚSICA PERCUSSIVA ACADÊMICOS DA CASA CAIADA
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central do CCBJ

Os convites para o acesso ao teatro serão distribuídos 20 minutos antes do início de cada espetáculo