De amanhã até domingo, entre os dias 11 e 16 de outubro, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove apresentações que vão desde o teatro infantil, passando pelo teatro de marionetes, contação de histórias e circo, até a pegada firme dos ritmos africanos.

Equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o CCBJ traz, para esta semana, espetáculos da Temporada de Arte Cearense (TAC) e do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC).

Programação Infantil

Amanhã (11), a partir das 19h, é a vez da programação especial do Festival TIC, com a apresentação especial do espetáculo “Quatro Patas”, do Grupo Bricoleiros. A apresentação acontece no Teatro Marcus Miranda e traz a história da amizade entre um gato, chamado Quatro Patas, e o menino Kaká. Na peça, Kaká, aos poucos, esquece a amizade por causa dos videogames, fazendo com que Quatro Patas precise reconquistar seu amigo, mostrando-lhe que é possível conviver com a tecnologia sem esquecer as amizades. O espetáculo é livre.

Na sexta (14), às 19h30, o grupo Recontar traz para o Teatro Marcus Miranda o espetáculo “O Livro, Meu Amigo”, pela Temporada de Arte Cearense (TAC). No “O livro, meu amigo”, as histórias contadas falam de experiências vividas por personagens como Mina, a menina que detestava livros mas que, depois de uma grande experiência com a leitura, ficou encantada com o universo mágico da leitura. A classificação é livre.

Já no sábado (15), teremos duas apresentações culturais. A primeira acontece a partir das 18h, no Teatro Marcus Miranda, voltada para a criançada. O Grupo Laguz Circo traz o espetáculo “Suspiros & Burbujas”, pela Temporada de Arte Cearense (TAC). O espetáculo cria uma atmosfera mágica, um encontro espontâneo com o público que se aproxima pelo encantamento do palhaço, da palhaça, das bolhas gigantes e da singela música feita pelo acordeon, escaleta e buzinas. Os artistas utilizam as técnicas da acrobacia de dupla, malabares e música ao vivo tendo como base a linguagem da palhaçaria. O espetáculo tem classificação livre.

Ritmos Africanos

Ainda no sábado, a partir das 19h30, na Praça Central do CCBJ, Lil Bálack traz para o Programa “Todos os Sons”, a apresentação musical “Lil Bálack, o Africano do Bairro”, pela Temporada de Arte Cearense (TAC). No show, o músico guineense residente em Fortaleza explora a sonoridade dos ritmos africanos em composições autorais usando, também, as bases melódicas do pop, a partir de um intercâmbio musical com artistas cearenses tanto no palco como em estúdio. Lil Bálack está prestes a lançar seu 1º EP, difundindo a cultura africana.

Criação artística

E para fechar a semana, no domingo (16), a partir das 17h, o Teatro Marcus Miranda recebe a apresentação do espetáculo “Os Miseráveis: O Óleo da Máquina”, do Grupo Formosura de Teatro, também pela Temporada de Arte Cearense (TAC). A peça é resultado do processo de pesquisa do grupo sobre o boneco geminado.

A investigação e criação foi realizada no laboratório de pesquisa teatral do Porto Iracema das Artes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com tutoria de Duda Paiva, bailarino e bonequeiro brasileiro radicado na Holanda há quase 20 anos. A classificação é 12 anos.

Programas permanentes

Biblioteca
Todas as terças e quintas-feiras, a partir das 9h, a educadora Luana Oliveira transforma a Biblioteca do CCBJ em um mundo mágico de descobertas com atividades lúdicas de incentivo à leitura, com muita contação de histórias, diversas brincadeiras, apresentações de vídeos e debates com autores cearenses para crianças e adolescentes. Esta semana, será comemorado o Dia do Compositor.

Brincando e Pintando
Aos domingos, sempre a partir das 15h, a criançada conta com atividades de pintura, desenho livre, brincadeiras diversas, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular, brincando, pintando e fazendo do centro cultural um grande parque de diversões. As atividades acontecem no jardim e no parque infantil do CCBJ.

Confira a programação completa

► 11 de outubro (terça-feira), às 19h
Programação especial TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará
Espetáculo “Quatro Patas”, do Grupo Bricoleiros
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

► 14 de outubro (sexta-feira), às 19h30
Programa Teatro em Pauta
Espetáculo “O Livro, Meu Amigo”, do Grupo Recontar
Temporada de Arte Cearense (TAC)
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

► 15 de outubro (sábado), às 18h
Teatro Infantil
Espetáculo “Suspiros & Burbujas”, do Laguz Circo
Temporada de Arte Cearense (TAC)
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

► 15 de outubro (sábado), às 19h30
Programa Todos os Sons
Apresentação musical “Lil Bálack, o Africano do Bairro”
Temporada de Arte Cearense (TAC)
Local: Praça Central – Livre

► 16 de outubro (domingo), às 15h
Programa Brincando e Pintando
Atividades de pintura, desenho livre, brincadeiras diversas, etc.
Local: Jardim e Parque Infantil

► 16 de outubro (domingo), às 17h
Teatro
Espetáculo “Os Miseráveis: O Óleo da Máquina”, do Grupo Formosura de Teatro
Temporada de Arte Cearense (TAC)
Local: Teatro Marcus Miranda – 12 anos

Os convites para o acesso ao teatro serão distribuídos 20 minutos antes do início de cada espetáculo.