14445133_979077075552345_4180317859655599549_o

Escola Hip Hop de Beat & Rima

Estão abertas até o próximo domingo, 9 de outubro, as inscrições para o Laboratório Técnico em Comunicação do “Trajetos EnCena”: Ateliês de Criação, Formação, Produção e Cenotécnica em Artes Cênicas. As inscrições devem ser realizadas no site do Mapa Cultural.

Assim como os Ateliês de Criação em Artes Cênicas, a Escola Hip Hop de Beat & Rima e os Laboratórios Técnicos em Cenotécnica, Figurino e Iluminação Cênica, o Laboratório Técnico em Comunicação chega para compor o percurso formativo, oferecendo 10 (dez) vagas a quaisquer interessados em registrar o processo final de criação dos ateliês. Como benefícios aos participantes, será disponibilizada uma bolsa como ajuda de custo, em parcela única, no valor de R$ 300,00 e certificado.

Como pré-requisitos para inscrição, é necessário que os participantes tenham idade a partir dos 16 anos e tenham disponibilidade para participar do laboratório. Nas duas primeiras semanas, entre os dias 13 e 25 de outubro, o percurso formativo será intenso, sendo essencial que todos os participantes tenham disponibilidade nos períodos da tarde e da noite.

Além disso, é necessário que os interessados demonstrem motivação por carta de intenção, vídeo ou áudio gravado e, ainda, que já tenham noções básicas em fotografia e edição, apontando, no ato da inscrição, por quais cursos ou experiências já passou.

O percurso formativo do Laboratório Técnico em Comunicação terá 110 h/a, com duração de dois meses, a ser realizado no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), localizado à rua Três Corações, 400, Bom Jardim, e será ministrado pelo fotógrafo Gandhi Guimarães. A divulgação dos selecionados acontece na terça, 11 de outubro, e a abertura será realizada já na quinta, dia 13 de outubro, também no CCBJ.

Sobre o Laboratório

O Laboratório Técnico em Comunicação tem como objetivo propiciar um percurso de formação para interessados que desejem atuar no campo da comunicação em projetos culturais, nas linguagens da fotografia, do audiovisual e da produção textual, facilitando o desenvolvimento de habilidades para produção de conteúdos voltados às plataformas digital e impressa. Cada linguagem contará com aulas e conteúdos específicos, sempre dialogando entre si, inseridos na proposta maior de desenvolver a comunicação como ferramenta de difusão de projetos culturais por meio de práticas, e tendo como objeto as atividades realizadas pelo CCBJ.

O Trajetos EnCena

Idealizado em parceria com a Bienal Internacional de Dança, o Trajetos EnCena se configura como uma via de acesso à experiência cênica para jovens que desejam um dia inserir-se profissionalmente no mercado da arte e da cultura, por meio dos fazeres técnicos ou artísticos que os palcos ensejam.

Gandhi Guimarães

Gandhi Guimarães

Gandhi Guimarães

Gandhi Guimarães é fotógrafo atuante na cena cultural cearense, em que desenvolve um trabalho focado na cobertura de eventos e manifestações artísticas. Formado em Realização Audiovisual pela escola Vila das Artes, fotografou os principais festivais e eventos da capital e do interior e trabalhou com diversos grupos, artistas e instituições. Possui material publicado em CDs, jornais, revistas e outras publicações.

É membro fundador do Coletivo Arquivo Underground, grupo que desde 2010 dedica-se ao registro audiovisual dos festivais de rock independente realizados na periferia de Fortaleza. Esse trabalho deu ensejo à sua primeira exposição individual de fotografia, “Arquivo Underground em fotografia”, que no ano de 2014 ficou em cartaz durante um mês no Shopping Benfica.

Ministrou as oficinas Fotografia na Música (2015) e Fotografia na Música – Do Retrato a fotografias de shows (2016). No audiovisual, sua experiência se estende à direção de clipes musicais e a direção de fotografia em curtas-metragens. Como produtor cultural, realizou produções audiovisuais institucionais, shows de bandas locais, exibições de filmes.

CRONOGRAMA DE SELEÇÃO
Inscrições: Até 9 de outubro de 2016
Divulgação dos selecionados: 11 de outubro de 2016
Abertura: 13 de outubro de 2016

+INFORMAÇÕES

Pré-requisitos para inscrição
Idade mínima de 16 anos
Ter disponibilidade de tempo
Demonstrar motivação (Enviar carta de intenção, gravar vídeo ou áudio)
Ter noções básicas em fotografia e edição

Documentos exigidos no ato da inscrição
RG e CPF
Comprovante de endereço
Termo de Responsabilidade (Para adolescentes com idade até 18 anos)

Benefícios aos participantes
Bolsa ajuda de custo, em parcela única, no valor de R$ 300,00
Certificado