_DSC8380No último sábado (10), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promoveu a abertura do Trajetos EnCena: Ateliês de Criação, Formação, Produção e Cenotécnica em Artes Cênicas. O momento contou com a participação dos professores e dos jovens selecionados que, a partir de hoje (12), entram em um processo de imersão o qual resultará em obras coreográficas a serem apresentadas na Bienal Internacional de Dança do Ceará.

Com bastante expectativa quanto aos percursos nos quais participarão, todos os jovens presentes no Teatro Marcus Miranda ouviram atentamente cada palavra. Aos poucos, os jovens passaram a compreender o que os aguarda nos Ateliês de Criação em Artes Cênicas, com Edvan Monteiro e Andréa Bardawil, no Laboratório de Iluminação Cênica, com Walter Façanha, no Laboratório de Cenotécnica, com Yuri Yamamoto, e no Laboratório de Figurino, com Gil Braga.

Além dos professores que mediarão todos os percursos em cinco cursos diferentes, também estiveram presentes, a fim de sanar quaisquer dúvidas sobre o processo, a Diretora de Cidadania Cultural do Instituto Dragão do Mar, Luisa Cela, o assessor da Diretoria de Cidadania Cultural, Xauí Peixoto, o Diretor da Bienal Internacional de Dança do Ceará, David Linhares, e a Coordenadora Pedagógica do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Ayla Andrade.

_DSC8428

Yuri Yamamoto, Andréa Bardawil, David Linhares e Luisa Cela.

Luisa Cela destacou que o Trajetos EnCena é um projeto que trabalha com criação em seu sentido mais profundo. ”Na verdade esse processo de encontro entre pessoas diferentes, que têm interesses diferentes, trajetórias diferentes, que vão ali juntos criar alguma coisa, que nós ainda não sabemos exatamente o que vai ser, ele é o cerne da cultura e da arte”, observou Luisa

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) mantém a Escola de Cultura e Arte do Bom Jardim que oferece cursos introdutórios e básicos para a inserção artística dos interessados em começar nesta área. O Trajetos EnCena se configura assim como uma etapa a mais para a profissionalização, transformando-se também em uma importante aposta do equipamento para o bairro.

Jackline Marques, moradora do Grande Bom Jardim, aos 21 anos já é uma profissional da dança. A jovem escolheu o Ateliê de Criação com Andréa Bardawil “pelo fato de ela ser bastante conhecida e o trabalho dela ser bem diferente dos coreógrafos que eu conheço”. Para Jackline, o Trajetos EnCena será uma experiência nova tanto para si como para o bairro onde vive. Ela espera “mostrar que dentro da periferia em si existem talentos”.

Para Yuri Yamamoto, que acompanhará o Laboratório Técnico em Cenotécnica, o percurso será bastante desafiador. De acordo com o cenógrafo, a expectativa é a melhor possível, ainda mais porque será sua primeira vez trabalhando com a dança. “A oficina tem o caráter de troca, de experimentação. A cenografia não é só estrutura. Pode ser espaço assim como som. Precisamos pensar: que espaço cenográfico é esse?”, destacou Yuri.

Gil Braga

Gil Braga

Gil Braga também ressaltou que o processo do Laboratório em Figurino será de trocas e desafios. Para o figurinista, não se ensina ninguém a criar. A criatividade é algo natural e intrínseco ao ser humano. “O que pretendo é despertar em cada integrante é o desejo de manifestar a sua criatividade através do figurino para a dança e para o teatro”, reforçou Gil Braga.

Pensando também na perspectiva profissional é que Walter Façanha, professor do Laboratório Técnico em Iluminação Cênica, destaca o quão importante será o Trajetos EnCena tanto para os jovens participantes como para a cena teatral cearense. Para ele “muitos teatros na cidade precisam de profissionais bons. Existe uma falta de profissionais na cidade. Muito bom saber que as pessoas vão sair daqui realmente com essa bagagem, podendo até já sair trabalhando”.

A proposta do Trajetos EnCena não se esgota nas obras coreográficas que surgirão nem nos produtos técnicos resultantes do processo. Aliás, o que mais conta é justamente o processo, segundo David Linhares, diretor da Bienal Internacional de Dança do Ceará. “São percursos, caminhos que a gente vai trilhar juntos. A ideia é que esse trajeto nunca acabe. O menos importante nesse projeto, para mim, é o resultado, mas sim suas sensibilizações”, finalizou.

Algumas das aulas já começaram hoje (12) tanto na Casa da Esquina como no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Além destes dois espaços, que servirão como ateliês criativos, os selecionados também participarão de atividades do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A Bienal Internacional de Dança do Ceará acontecerá entre os dias 21 e 30 de outubro de 2016.

Sobre os inscritos

Ao todo, foram registradas 185 inscrições para o Trajetos EnCena, sendo que a maior parte dos inscritos é do gênero masculino, com 78 inscrições realizadas por mulheres e 98 por homens. Nove pessoas decidiram não informar gênero no ato da inscrição. A faixa etária com mais inscrições foi a dos 15 aos 24 anos, no total de 122, e a maior parte dos inscritos se considera parda ou preta, totalizando 131 inscrições. Tais dados foram coletados do Mapa Cultural do Ceará, onde as inscrições foram realizadas totalmente pela internet.

CLIQUE AQUI e confira a lista completa dos selecionados para o Trajetos EnCena. 

Confira os dias e locais onde os cursos do Trajetos EnCena acontecerão:

ATELIÊS ARTÍSTICOS

1. Ateliês de Criação em Artes Cênicas com Andrea Bardawil
Quando: A partir do dia 13/09, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, e sábados, das 10h às 13h (eventualmente às quartas-feiras)
Onde: Teatro Marcus Miranda, no Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400, Bom Jardim)

2. Ateliês de Criação em Artes Cênicas com Edvan Monteiro
Quando: A partir do dia 12/09, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 21h, e sábado, das 9h às 13h
Onde: Teatro Marcus Miranda, no Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400, Bom Jardim)

LABORATÓRIOS TÉCNICOS

1. Iluminação Cênica com Walter Façanha
Quando: A patir do dia 12/09, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h
Onde: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)

2. Cenotécnica com Yuri Yamamoto
Quando: A partir do dia 12/09, de segunda à quinta-feira, às 14h
Onde: Casa da Esquina (Rua João Lôbo Filho, 62, Bairro de Fátima)

3. Figurino com Gil Braga
Quando: A partir do dia 13/09, de terça à sexta-feira, das 16h às 19h
Onde: Ateliê do Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400, Bom Jardim)