Continuam com inscrições abertas diversos cursos nas áreas de artes cênicas, dança, música, artes visuais a artes urbanas no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Os cursos fazem parte da Escola de Cultura e Arte do Bom Jardim e são voltados para todas as idades.

Dentre os cursos oferecidos estão o de Dança de Salão, Danças Folclóricas e de Iniciação musical para crianças, em módulo único. Dividido em módulos estão sendo oferecidos os cursos de Teatro Infantil, com “Brincando de cena” e “Confecção de bonecos”, e o de Danças Urbanas, também dividido em dois módulos, o “Introdução a danças urbanas” e o “Freestyle”.

As inscrições devem ser realizadas no próprio Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), localizado à rua Três Corações, 400, bairro Bom Jardim. Para mais informações, basta ligar para 3497.5981.

CLIQUE AQUI para conferir todos os cursos oferecidos pela Escola de Cultura e Arte do Bom Jardim a partir de agosto de 2016.

Confira a lista de cursos com inscrições abertas:

Programa: Artes Cênicas (dança, teatro, performance; dentre outros)

Curso: Teatro infantil, em 2 módulos

Módulo l : Brincando de cena
Carga horária: 30h/a
Professor(a): Kelly Saldanha
Dias da semana: às terças e quintas
Horário: das 8h30 às 10h30
Vagas: 15
Público: Crianças de 8 anos a 12 anos
Sobre o Módulo l : A partir dos eixos expressão corporal, jogos teatrais e interpretação, as oficinas de teatro infantil buscam a experimentação sobre o corpo e o trabalho coletivo para o teatro de uma forma lúdica. Os participantes irão ser inseridos no universo do teatro por meio de exercícios de jogos teatrais, práticas de encenação, laboratórios teatrais e dinâmicas de grupo.
Período Módulo l: 13 de Setembro a 1º de novembro

Modulo ll : Confecção de bonecos
Carga horária: 20 h/a
Professor(a): Jaderson Gonçalves Nobre
Dias da semana: às terças e quintas
Horário: 8h30 às 10h30
Vagas: 15
Público: Crianças de 8 anos a 12 anos
Sobre o Módulo ll : Apresentar a arte do bunequeiro de forma suscinta, mas consistente, em sua prática e teoria. O curso tem em sua proposta passar pelos campos básicos da arte do teatro de bonecos. Desde a intensão de um espetáculo a sua realização. Entendemos que a intenção é o primeiro passo, pois é de uma vontade que surgirão todos os outros passos. Apos a ideia, seguiremos com a confecção dos bonecos (mamulengo e bonecos de vara). Com os bonecos feitos iniciaremos a parte de manipulação de movimentos e voz, para, por fim, dialogarmos sobre a composição de um espetáculo.
Período Módulo ll: 08 de Novembro a 13 de dezembro

Curso: Dança de Salão (Samba, Salão de gafieira, morro e asfalto)
Módulo: único
Carga horária: 50h/a
Nome do Professores(as): Antônio Francisco dos Santos Júnior
Dias da semana: às quarta, sextas e sábados
Horário: das 16h às 18h
Vagas: 24
Publico: Maiores de 15 anos
Sobre o Curso: O curso abordará as várias formas de expressão da dança de salão, disseminando a cultura do samba através de um trabalho de pesquisa e vivência cultural entre alunos e facilitadores. Esse trabalho será todo embasado na dança, na historicidade, variação rítmica e musical, influências culturais e preservação de identidade do samba como cultura afrodescendente. Serão ministrados conhecimentos básicos de samba de gafieira para que haja uma conversação entre a música e a dança, além da exibição de documentários e vinis, para que se fortaleça a identidade fonográfica cultural do samba.
Período: 14 setembro a 10 novembro

Curso: Corporeidade, Dança e Pluralidade Cultural (Dança Folclóricas)
Carga horária: 40h/a
Modulo: único
Nome do Professores(as): Francisco Ferreira de Souza Junior
Dias da semana: aos sábados
Horário: das 14h às 18h
Vagas: 20
Publico: A partir de 16 anos de idade com percepção rítmica e senso de danças individuais e coletivas.
Sobre o Curso: O curso enfatizará complexos culturais espontâneos do povo cearense, sua linguagem, usos e costumes, poesia, superstições, teatro, danças, dentre outras, a partir de um processo educativo que reforce sua importância e formação de valores. Pretende-se estabelecer momentos de reflexão a fim que os participantes compreendam a função social da cultura popular no universo deste mundo globalizado, contextualizando a aplicação das manifestações vivenciadas e buscando estimular a pesquisa e os registros para o sentimento de pertença e da autoestima do homem cearense através do ensino.
Período: 10 setembro a 12 novembro

Programa: Música

Curso: Iniciação musical para crianças
Carga horária: 20h/a
Nome do Professor(a): Dario Fontenele Dias Oliveira
Dias da semana: às sextas e domingos
Horário: das 8h30 às 10h30
Vagas: 15
Publico: a partir dos 4 anos
Sobre: Promover a socialização, a autoestima e o desenvolvimento da coordenação rítmica. Compreender de maneira lúdica as concepções que envolvem a música; assimilar os ritmos propostos.
Período: 23 de setembro a 28 de outubro

Programa: Artes Visuais e Arte Urbana

Curso: Danças Urbanas, em 2 Módulos
Carga horária total: 60 horas aulas

Módulo l: Introdução a danças urbanas 30 h/a
Nome do Professores(as): Erick Flor
Dias da semana: às quartas e sextas
Horário das 16h às 18h
Vagas: 30
Publico: Já ter tido experiências com Danças Urbanas ou com Dança no geral.
Sobre o Módulo l :Dança Urbana atual. Aplicando exercícios de alongamento, Força, Resistência, Velocidade e Equilíbrio, que servirão de aquecimento para as aulas e preparação do corpo. Serão trabalhados dinâmicas de criação e performances dentro de uma construção coletiva com os
conteúdos abordados durante o curso.
Período Módulo l: 14 setembro a 9 novembro

Módulo ll: Freestyle 30 h/a
Nome do Professores(as): Lucian Charada
Dias da semana: aos sábados e domingos
Horário: das 9h às 12h
Vagas: 30
Público: Já ter tido experiências com Danças Urbanas ou com Dança no geral.
Sobre o Módulo ll: Sempre ir as aulas com roupas confortáveis para exercícios e usar qualquer tipo de sapato. O curso de Danças Urbanas – Técnicas para Danças Urbanas tem como objetivo direcionar os alunos em como aprimorar seus movimentos e dinamizar seus corpos dentro e fora da fundamentação da Dança de Rua. Através de exercícios, movimentações e técnicas o curso contribuirá para a pesquisa de movimentos e criatividade dos alunos.
Período Módulo ll: 09 outubro a 17 dezembro

+ Info
Reaberto oficialmente no último dia 26 de agosto, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) está com uma grade de programações culturais de formação e apresentações artísticas para todo o mês de setembro. Para saber quais cursos estão sendo oferecidos, assim como que espetáculos assistir na programação deste mês, acesse: www.ccbj.org.br.